EXPERIÊNCIA AULA CAMPO:
"PATRIMÔNIO - RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA".
Por:
Raimundo Nonato
A aula campo no centro histórico de Porto Nacional teve
por objetivo apreender o conhecimento dos estudantes no referente às questões
patrimoniais e promover uma ação pedagógica no município, para disseminar a
noção de Patrimônio Cultural e contribuir para seu entendimento e sua
preservação. Tem por objetivo também discutir a importância da "Educação
Patrimonial" no processo educacional, como propulsora de práticas
preservacionistas do Patrimônio Cultural. De um modo em geral, a pouca
valorização do Patrimônio Cultural, se dá pelo desconhecimento que a maior
parte da população possui do tema que não é tratado nas escolas de maneira
continua.
Segundo
Moraes (2005) a necessidade de trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolas
fortalece a relação das pessoas com suas heranças culturais, estabelecendo um
melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade
pela valorização e preservação do Patrimônio, fortalecendo a vivência real com
a cidadania, num processo de inclusão social.
A partir dessa aula constatou-se a necessidade de mais
ações como essa buscando contribuir para a valorização do Patrimônio Cultural
na região, entendido de modo mais amplo, incorporando inclusive outras faces do
patrimônio, buscando assim, resgatar a nossa história. A partir das minhas observações
na escola constatei a necessidade de difundir este tema com os professores,
apresentando suas várias formas de se trabalhar essa temática com as
disciplinas obrigatórias. Os objetos patrimoniais, os monumentos, sítios e
centros históricos, ou o Patrimônio imaterial e natural, são um recurso
educacional importante, pois permitem a ultrapassagem dos limites de cada área-disciplina,
e o aprendizado de habilidades e temas que serão importantes para a vida dos
alunos. Desta forma, podem ser usados como motivadores para qualquer área do
currículo ou para reunir áreas aparentemente distantes no processo ensino-aprendizagem.
Referências
bibliográficas
MORAES,
Allan Pessanha. Educação patrimonial nas
escolas: aprendendo a resgatar o patrimônio cultural. 15 f. Monografia.
UENF, Rio de Janeiro, 2005.
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