terça-feira, 8 de outubro de 2013

"PATRIMÔNIO - RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA"

EXPERIÊNCIA AULA CAMPO: "PATRIMÔNIO - RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA".

Por: Raimundo Nonato

A aula campo no centro histórico de Porto Nacional teve por objetivo apreender o conhecimento dos estudantes no referente às questões patrimoniais e promover uma ação pedagógica no município, para disseminar a noção de Patrimônio Cultural e contribuir para seu entendimento e sua preservação. Tem por objetivo também discutir a importância da "Educação Patrimonial" no processo educacional, como propulsora de práticas preservacionistas do Patrimônio Cultural. De um modo em geral, a pouca valorização do Patrimônio Cultural, se dá pelo desconhecimento que a maior parte da população possui do tema que não é tratado nas escolas de maneira continua.
 Segundo Moraes (2005) a necessidade de trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolas fortalece a relação das pessoas com suas heranças culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação do Patrimônio, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social.
A partir dessa aula constatou-se a necessidade de mais ações como essa buscando contribuir para a valorização do Patrimônio Cultural na região, entendido de modo mais amplo, incorporando inclusive outras faces do patrimônio, buscando assim, resgatar a nossa história. A partir das minhas observações na escola constatei a necessidade de difundir este tema com os professores, apresentando suas várias formas de se trabalhar essa temática com as disciplinas obrigatórias. Os objetos patrimoniais, os monumentos, sítios e centros históricos, ou o Patrimônio imaterial e natural, são um recurso educacional importante, pois permitem a ultrapassagem dos limites de cada área-disciplina, e o aprendizado de habilidades e temas que serão importantes para a vida dos alunos. Desta forma, podem ser usados como motivadores para qualquer área do currículo ou para reunir áreas aparentemente distantes no processo ensino-aprendizagem.

Referências bibliográficas
MORAES, Allan Pessanha. Educação patrimonial nas escolas: aprendendo a resgatar o patrimônio cultural. 15 f. Monografia. UENF, Rio de Janeiro, 2005.



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